Allhardware Informática

Sua loja de informática na Ilha do Governador

Allhardware Informática

Backup e Restore — Coisas que você precisa aprender a ter e fazer.

HD externo com cabo USB plugado.

Antes de tudo, deixe eu lhe perguntar: se aquelas fotos, tiradas naquelas férias, com entes queridos que já se foram, se perdessem. Você teria uma outra cópia guardada?

Backup

Salvar para não chorar

A maioria das pessoas não se dão conta do mundo onde vivemos hoje. Tudo está conectado, tudo está à nossa mão. Por isso, nos distraímos e esquecemos de tomar atitudes, que deveriam ser “padrão” em nossa vida.

Trabalho com informática, faz uns 6 anos. Nos últimos 3, em uma empresa (Allhardware Informática), com montagem e manutenção de computadores. Trabalho com crise: “meu computador não liga mais”; “minha internet não funciona”; “meu computador está cheio de propaganda, quando navego”; “perdi meus arquivos”.

Este último é o mais grave que se pode acontecer. Sim, o mais grave. Uma placa-mãe com defeito, pode ser trocada. Uma memória RAM pode ser trocada. Uma fonte pode ser trocada/reparada. Mas aquela foto/video do seu filho(a) conhecendo os avós ou aquele vídeo com a presença de um parente ou amigo, pela última vez nesse mundo, não podem ser refeitos.

Por isso a importância de ter uma cópia de segurança (backup) desses dados. Na verdade, não só ter uma cópia mas, ao menos, delas. Em mídias diferentes. Do que adianta eu ter uma cópia no meu HDD externo, se minha casa/trabalho sofrer uma queda e/ou sobrecarga de tensão, fazendo meu computador e HDD externo serem danificados? Se além dessas cópias, você tinha uma na nuvem ( Google DriveDropbox e etc), vai se sentir muito mais aliviado.

Restore

Para quem já faz backup e utiliza softwares para automatizar/comprimir seus dados

Aposto que nunca se preocupou com isso, não é? Você até faz o seu backup, atualiza ele ou insere novos dados, mas nunca se preocupou de checar se a restauração dos arquivos vai funcionar corretamente. Que o backup não está corrompido ou contendo erros.

O processo de restauração é igualmente importante. Não adianta eu ter um backup dos meus arquivos, se na hora H, eles não são recuperados (ou só uma parte deles), pois está corrompido.

Já aconteceu comigo. E recentemente.

Iria fazer a reinstalação do sistema, com a cópia dos arquivos pessoais e de trabalho, do cliente. Ele usa o computador para trabalhar, tirar nota fiscal eletrônica. Reinstalei o sistema e instalei o básico para o funcionamento da máquina (Java, navegadores, leitor de PDF, LibreOffice e etc). Instalei o Emissor de NF-e. Busquei o backup dos dados e ao tentar inserir no programa, recebo uma mensagem de erro. O arquivo não poderia ser utilizado para a restauração das notas e etc.

Eu tinha um outro backup do arquivo? NÃO.

Em casa de ferreiro, espeto é de pau. Mas não nesse caso. Como o sistema era delicado, com informações que poderiam gerar um prejuízo financeiro, fiz um CLONE do sistema. Então podendo, assim, recriar o backup do Emissor NF-e e salvar os dados do cliente. Fazer um clone do sistema e conseguir fazer ele funcionar em outra máquina, é uma garantia de 98% de sucesso (não existe 100% em nada da informática) na recuperação de dados. Graças a essa tipo de backup, o cliente saiu satisfeito e com tudo funcionando como deveria. E esse tipo de backup, ao meu ver, só se aplica nesse caso. Você não precisa clonar seu sistema para guardar o que lhe é mais importante.

Finalizando

Agora você já deve estar fazendo upload das suas fotos/arquivos na nuvem, não é?

Não deixem de fazer backups e de testar eles. No momento mais crítico, mais desesperador, ter essa carta na manga vai lhe poupar um stress e uma tristeza enorme. Fora o seu emprego, se for o caso.

E não esqueçam: backups em VÁRIAS MÍDIAS diferentes (em HDDs, DVDs, nuvem, Pendrives e etc.)

Alexandre Mendes — Técnico em Informática (04/2016)

Deixe uma resposta